Praça dos Pretos-Velhos é revitalizada

Por Alessandro Valentim

Ponto importante de celebração das religiões afro-brasileiras, a Praça dos Pretos-Velhos, em Inhoaíba, na Zona Oeste, passou por uma revitalização. O serviço realizado pela Secretaria Municipal de Conservação a pedido do vereador Átila A. Nunes e do deputado Átila Nunes envolveu limpeza e pintura dos monumentos e seus arredores. O calçamento da praça também recebeu cuidados com nivelamento das pedras portuguesas.

O local que abriga as esculturas de Tia Maria, representando o culto aos Pretos-Velhos, e Paizinho Quincas, um ex-escravizado muito popular na região, é conhecido por receber uma das mais bonitas festas de Umbanda. A celebração chegou a ser incluída no calendário oficial do município do Rio pela Lei N° 476 de 1983, criada pela saudosa vereadora Bambina Bucci, mãe do deputado Átila Nunes.

‘’Preservar monumentos como a Praça dos Pretos-Velhos é valorizar a cultura e a memória de quem ajudou a escrever a nossa história. A figura das entidades homenageadas na Praça é muito importante para as religiões afro-brasileiras. Simbolizam a fé inabalável, que muito se faz necessária no momento em que estamos vivendo’’, afirmou o vereador Átila A. Nunes.