Conheça Luan, a voz do Pureza Atabaque

Luan/Foto enviada pelo entrevistado.

Por Alessandro Valentim

Ele coleciona mais de 40 mil seguidores no YouTube, onde canta pontos de Umbanda e encanta aqueles que querem louvar os seus guias. Caboclos, Exus e Orixás. Todas as linhas estão presentes nos mais de 160 vídeos do canal “Pureza Atabaque”, comandado pelo Ogan Luan, um legítimo filho de Oxóssi e Iemanjá.

 

Seu dom para o atabaque foi descoberto cedo, em suas visitas aos terreiros de Umbanda com sua mãe, à época com sete/oito anos de idade. Luan ficava encantado com o som ecoado dos tambores e com o canto forte e emocionado daqueles que já exerciam a missão que lhe era de berço: Ogan.

 

Como surgiu a ideia de montar um canal no YouTube?

 

– A ideia surgiu através dos pontos cantados de Umbanda, que eu componho aos orixás e entidades. Eu pensei em criar algo em que eu pudesse mostrar ao mundo inteiro a força e a energia surreal que transmitem, as letras e o cantar de nossa religião.

 

Lembra qual vídeo marcou o seu sucesso na rede?

 

– Um vídeo antigo, um ponto de Xangô: “amarra os inimigos e dá um nó”. Foi onde percebi que fui mais visto pelos públicos em diversas redes sociais.

Luan/Foto enviada pelo entrevistado.

O que representa para você ser uma voz na sua religião?

 

– Uma satisfação muito grande, um sentimento de amor e de vitória. Vejo que a minha missão está sendo muito bem cumprida, através da repercussão que gerou, através dos vídeos e também do número de mensagens de carinho que recebo do pessoal que me segue nas redes sociais.

 

Temos o papel de provar o contrário do que eles dizem, mostrando de fato os nossos verdadeiros princípios e fundamentos”.

 

Os casos de intolerância religiosa não param de crescer. Recentemente, o cantor Latino foi denunciado por declarações em entrevista a um podcast, onde associou a morte de seu macaco com trabalhos realizados em terreiros. Pensando nisso, perguntamos sobre o papel do influenciador digital da religião. Se um artista com grande alcance estimula o preconceito, como nossos representantes podem levar uma mensagem positiva ao grande público?

 

– Mostrar o que é a nossa religião, de fato, que a Umbanda é paz e amor, que é uma religião que presta a caridade a quem nela procura, ao contrário do que os ignorantes tentam “mostrar” através de difamações, e falsas afirmações sobre a nossa religião. Temos o papel de provar o contrário do que eles dizem, mostrando de fato os nossos verdadeiros princípios e fundamentos.

Luan/Foto enviada pelo entrevistado.

O que é a Umbanda para você?

É o meu refúgio, um dos pilares em minha vida, que me mantém de pé, parente a muitos terremotos que a vida nos faz enfrentar.

 

O que a música ensinou para o Luan?

A música me ensinou ainda mais o que é amar, despertando em mim, verdades pensamentos de grandeza e de vitórias, ainda mais através das mensagens que recebo através do meu cantar, transformando um pensamento negativo de um alguém, ao despertar de um positivo, pela paz e clareza que a música e o cantar nos faz absorver.

 

Luan também posta seus conteúdos no Instagram e TikTok com a marca do seu canal, “Pureza Atabaque”.