Escritor dá dicas de como praticar a umbanda em casa

Livro ''Umbanda em Casa'' do autor Beto Angeli/FOTO: Retirada do site da Editora Aruanda

Por Alessandro Valentim

Beto Angeli, autor do livro ‘’Umbanda em casa’’ e CCT (Comandante Chefe de Terreiro) do Terreiro de umbanda Jardim do Céu, Diadema – SP, participou de uma live na última quarta-feira, 29/04, no instagram@melodiasdeterreiro dando dicas de como praticar a umbanda em casa seguindo conceitos de sua obra. 

 O autor explicou que a ideia do livro é ajudar quem não faz parte do corpo mediúnico de um terreiro, mas sente afinidade pela religião. Seja por falta de tempo ou opção por reconhecerem a responsabilidade de se tornarem membros, muitas pessoas ainda frequentam as casas apenas como visitantes. Neste grupo é comum encontrar médiuns afastados e adeptos que ainda não deram o primeiro passo.

 Questionado por seguidores sobre a questão do desenvolvimento e prática da religião em casa, o autor respondeu que a proposta do livro é justamente mostrar outras perspectivas de cultuar a Umbanda: sem a incorporação, mas com estudo e intuição. As reuniões seriam feitas com mensagens, orações e reuniões familiares  com o propósito de irradiar boas energias e receber as bênçãos dos Orixás e guias. 

 Ao falar da sua trajetória como escritor, Beto contou que no início foi muito criticado, pois muitos disseram que não se faz ritual em casa. Sobre isto, ele explicou que não são rituais como giras nos templos, mas sim uma reunião cujo objetivo é buscar conhecimento e entrar em conexão com o astral através de intuição, pensamento e sentimento. 

 Além do livro, Beto Angeli criou um canal no YouTube, o Umbanda só umbanda. Nele estão disponíveis dicas mais detalhadas da proposta de cultuar a religião em casa e outros ensinamentos de diversas linhas da Umbanda. O canal conta até a publicação desta matéria com mais de 30 mil seguidores e link para seu curso online sobre a religião. 

 O comando da transmissão foi de Átila A. Nunes, vereador e presidente da Frente Parlamentar contra a Intolerância. Os seguidores demonstraram interesse pelo livro, disponível no site da Editora Aruanda, e entusiasmo com os ensinamentos passados pelo CCT na live. ‘’O preconceito é alimentado pela falta de conhecimento e o livro ajuda desmistificar’’, disse a seguidora, Fernanda Fernandes. Também foi possível ler comentários elogiando a obra como o de Milena Gasques, ‘’O livro Umbanda em casa é excelente. Traz fundamentos com uma didática simples.’’