Espetáculo Libertador, Feira das Yabás e muito mais afro até domingo, no Rio de Janeiro

Foto: divulgação espetáculo "Libertador"

De sexta até domingo, o Rio de Janeiro vai receber uma programação afro especial, inclusive com eventos gratuitos, em diversos bairros. O destaque fica com a homenagem à Nossa Senhora da Conceição, considerada como padroeira da Portela.

Festejada sempre no dia 8 de dezembro, ela será reverenciada com a última Feira das Yabás do ano, com muita música, cultura e gastronomia. Entre as atrações estão a roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz e o Grupo Show da própria escola de samba.

Feira das Yabás, no Rio de Janeiro

Na hora da comida, o público vai poder escolher entre as delícias da culinária de origem africana, disponíveis em 16 barracas e com preços acessíveis.

O evento, com entrada e classificação livres, está marcado para às 13h, na praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.

A Feira 

A primeira edição do evento afro foi realizada há mais de 10 anos, em 2008, por iniciativa do próprio Marquinhos de Oswaldo Cruz. Atualmente, o evento recebe milhares de visitantes que chegam de todas regiões da cidade, não somente da grande Madureira.

Mais informações podem ser consultadas através do telefone: (21) 97042-3110.

Libertador

Foto: Leandro Cunha

Monólogo que já passou por algumas casas de cultura, o espetáculo afro “Libertador” fica em cartaz até este domingo, no Teatro Municipal Ziembinski, Zona Norte da cidade.

A peça, que comemora dois anos, é baseada no poema Padê de Exú, escrito por Abdias Nascimento, em 1971. Comandado pelo ator Thiago Viana, “Libertador” pauta a religião afro de uma forma cultural para contar a história da fé de matriz africana.

O ingresso custa 40 reais a inteira. Todas informações no telefone: (21) 97594-1717. Outra opção é a página: https://www.facebook.com/events/991103851247756/

Outros eventos

O CEUXC, Centro Espírita Umbandista de Xangô, encerra seu calendário de atividades neste sábado, dia 7, com evento aberto aos amigos e irmãos da religião afro. As informações, através do whatsapp: (21) 97010-9103 ou e-mail: eliana.fernandesmenezes@gmail.com.

Ainda no sábado, mais dois eventos serão realizados às 18h. O Centro Espírita Irmãos de Fé recebe convidados para o primeiro ano da Yaos Márcia D’Oxum e Monique de Yemanjá. A casa fica na Rua José Machado, 47, em Vaz Lobo. O contato é o: (21) 99164-6408.

Já o Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana tem a festa em homenagem à Iansã e Oxum, com a saída da Mãe Manu. Para a oportunidade, o templo pede a colaboração de velas para caridade e alimentos não perecíveis que serão doados no Natal.

Vale lembrar que não é permitido o acesso com roupas curtas, escuras, decotadas ou transparentes. O espaço fica na Rua Floresta do Sul, 27, na Praia da Brisa, em Guaratiba. Mais detalhes: (21) 98602-6690.

Domingo

Logo cedo, às 10h, tem a Gira Festiva de Confraternização na Cachoeira, aberta aos afrorreligiosos. A venda de convites é realizada através do número: (21) 97290-3210.

No mesmo horário, o Ilê Asé Obá Jagun, louva as Yabás no evento de encerramento do calendário 2019, da casa. O endereço é: Rua do Morro do Pilar, 23, Pedra de Guaratiba.

Pela tarde, às 15h, tem a louvação para Oxum e Iansã na gira mensal da Tenda Espírita Vovó Catarina do Congo. O evento acontece na sede que fica na Vila Aurora, sem número, em Curicica, Jacarepaguá.

Petrópolis e Londres

Ainda no Rio, na região serrana, o domingo também ganha uma festa da Tenda Mirim. A filial 12, completa 63 anos, a partir das 14h. A data será lembrada na própria sede que fica na ladeira Carlos Bittencourt, 33, Mosela, em Petrópolis.

Fora do País, a Tenda Espírita Mirim, em Londres, também comemora a sua fundação, só que de 13 anos, da unidade. A Gira Festiva será a partir das 16h. Lá, a casa funciona na cidade de Potters Bar, na região de Hertfordshire.