Festival de Curimba do Sul Fluminense e mais eventos para este fim de semana no Rio

Festival de Curimba em Volta Redonda, no Rio de Janeiro

A cultura afro, em forma de canções, promete lotar o Memorial Zumbi, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em pleno domingo, já que o povo de axé é esperado para prestigiar o Festival de Curimba do Sul Fluminense, a partir das 14h.

Mas o fim de semana já começa hoje para as religiões de matriz africana, a Seara Vertentes, por exemplo, convida para a última Gira Cigana do ano, com ritual de lua nova, a partir das 19h. Já o Centro Espírita Caminhos do Bem, realiza, uma hora mais tarde, a Gira de Preto Velho e Boiadeiro.

Sábado

Amanhã, 23, a programação é mais extensa com eventos durante todo o dia, começando por pela sessão magna comemorativa pelos 124 anos de fundação da loja de maçonaria José Bonifácio, no Augusto Templo.

Na Tenda Umbandista Irmãos de Fé, os interessados podem participar do passe com Caboclo e consulta com Preto Velho, às 13h, na Estrada da Covanca, Tanque. Às 15h, será a vez da Gira Festiva de Caboclo e Pretos Velhos, no Primado de Umbanda, que fica na Rua Espírito Santo, 215, Praça Seca. Informações: (21) 97665-0196.

Mais sessão com Pretos Velhos, só que dessa vez no Cantinho de Cosme e Damião, às 16. A casa fica na Rua Almirante Oliveira Pinto, no bairro de Colégio. No mesmo horário, o Centro Espírita de Umbanda Xangô e Caboclo, faz uma homenagem a Oxum do Mar, na Rua da Inspiração, em Vila da Penha.

De noite tem a imperdível festa dos malandros na Casa Pai Joaquim de Angola, por volta de 19h. Já a última sessão pública do Centro Umbandista Abaçá de Obaluaê, será de passe e consulta com Exus e Pombas Gira, às 20h. O endereço é o: Rua Tinharé, 54, Parada de Lucas.

Domingo

A partir de 13h, começa a primeira edição do “Samba de Terreiro”, da Casa Pai Joaquim D’Angola, que fica na Rua Vasco da Gama, com a entrada no valor de 10 reais e a feijoada por 20 reais, por pessoa. Informações: (21) 2484-8690.

Por volta de 14h, tem a louvação a Xangô, Ibejada e passes com Preto Velho, no Templo de Umbanda Pai Ambrósio das Almas. A casa fica na Rua Licínio Barcelos, em Irajá. Uma hora depois será realizada a gira mensal de novembro, na Tenda Espírita Vovó Catarina do Congo. O espaço está localizado na Rua Vila Aurora, Curicica, Jacarepaguá.

No mesmo dia, às 17h30, ainda tem a inauguração do Axé Ilê Oloni Togun. A novidade fica na Rua Pacone, 16, no bairro Dr. Laureano, em Duque de Caxias. Todos os detalhes podem ser consultados pelos telefones: (21)96405-5627 / (21)2653-5850.

Para fechar o domingo e o fim de semana festivo, ainda tem a homenagem para os Caboclos, na última sessão do ano, da C.C Caboclo Boiadeiro Falangeiro da Jurema, em realengo. O evento, na Rua é General Lima de Figueiredo, começa às 18h.