Mais um fim de semana de eventos nas casas de axé do Rio

Neste sábado e domingo, o Rio de Janeiro recebe desde movimentos culturais de matriz africana até as giras em homenagem às entidades. Confira a nossa agenda nos destaques abaixo:

Sábado

Às 15, têm a gira festiva em homenagem à Maria Padilha, no Templo de Umbanda Pai Ambrósio das Almas. A casa fica na Rua Licínio Barcelos, em Irajá. Uma hora depois, às 17h, tem a saída de Pai e Mãe Pequenos, na Tenda Espírita Pai Benedito de Aruanda. Lorran e Valéria convidam todos os adeptos das religiões de matriz africana para o evento que será realizado na sede da casa, na Rua Carnaubais, no bairro de Santíssimo.

Pai Ambrósio das Almas

Na casa Ilê São João Batista e São Lázaro terá o Olubadje, por volta de 16h. O convite funciona para todos amigos de fé, para o encontro na Rua Itambaraca, em Santa Margarida.

Ilê São João Batista e São Lázaro

Às 17h, o compromisso é com o Templo de Umbanda e da Nação Omoloko – Ogum Onirê e Oxum Opará, que homenagear Exu, com uma edição da festa para o Tranca Rua, na Avenida Gaspar de Lemos, 13b, Ilha de Guaratiba.

No mesmo sábado, a partir das 18h, o encontro marcado é no Centro Espírita Irmãos de Fé. O espaço programou uma Gira de Caboclo e Preto Velho, na Rua José Machado, em Vaz Lobo.

Centro Espírita Irmãos de Fé

Já às 18h30, o Pai Osvaldo Mutalê, prepara uma homenagem à Pombagira Rosa Negra. O evento será realizado na Estrada do Quafá, no bairro Santíssimo.

Pai Osvaldo Mutalê

Domingo

O Movimento Sociocultural Samba com Ramaldes comemora 15 anos, com uma feijoada beneficente, às 12h, na Avenida Monsenhor Feliz, número 451. O acesso equivale a duas latas de leite em pó. O evento será realizado no Centro Espirita Esperança com Jesus e toda arrecadação será voltada para a Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo.

Feijoada beneficente

Com a hastag “vozesdearuandaeuvou” o Templo Espiritualista Estrela Polar, que fica no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, divulga e convida todos adeptos para participação no primeiro Festival de Cantigas de Umbanda da casa, no dia 17, às 13h.

Além de aproveitar muita curimba, apresentações de dança, expositores e premiações, quem garantir presença ainda ajuda o Templo, já que toda renda adquirida com o evento será revertida para a aquisição de uma sede própria.

A casa que recebe cerca de 150 pessoas por gira quer seguir o trabalho e para isso, precisa da colaboração de todos. Os interessados podem reservar uma mesa ou o ingresso individual através do telefone (21) 99858-0649. O Templo Estrela Polar fica na Rua da Capela, 320.

Vozes de Aruanda

A partir de 15h, a Fraternidade Umbandistas Caboclo 7 Flechas e Espadinha de Luz, realiza a obrigação de tempo do curimbeiro Rogério de Ogum, além da saída da samba Gabrielle de Iansã, na Rua Itajubara, em Ramos.

Cabana Umbandista Caboclo Sete Flechas e Espadinha de Luz

Às 17h30, a TUCCCO, recebe convidados para a Gira de Exu. A casa fica na Eufrásio Correia, 75, em Quintino Bocaiuva.

TUCCCO

Os Orixás no Festival Geek de Santos

O evento vai destacar o Conto dos Orixás, do autor Hugo Canuto, até o dia 17, em Santos, São Paulo.

Festival Geek: Orixás