Especial 111 anos: Umbanda comemora mais um ano e é reverenciada nesta quarta, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Foto: Henrique Esteves

Religião afro-brasileira, que carrega, em sua essência um pouco do espiritismo, candomblé e catolicismo, a Umbanda completa 111 anos nesta sexta-feira, 15, Dia da Proclamação da República.

Além do feriado, a data entrou para a história como o Dia Nacional da Umbanda e homenageia a fé, nascida em 1908, no subúrbio carioca, que enaltece entidades espirituais e a natureza, pratica a caridade, não joga búzios, não incita o mal e não cobra por atendimentos.

Foto: Henrique Esteves

Os adeptos vestem roupas brancas, usam guias coloridas e priorizam a incorporação de espíritos. De acordo com o Censo, no Brasil são cerca de 500 mil pessoas ligadas à religião, mas o número pode ser muito maior, já que muitos preferem não confirmar a crença, por medo da intolerância.

Homenagem na Câmara do Rio

Para celebrar a data, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro recebe uma sessão solene especial, nesta quarta-feira, 13, a partir das 18h30, no plenário da casa. A iniciativa é do vereador Átila A. Nunes e vai contar com a presença de autoridades e convidados.

Na lista de composição da mesa, durante as homenagens pelos 111 anos da religião, estão nomes como: o membro do Conselho Estadual para Promoção da Liberdade Religiosa e Coordenador Estadual da Promoção da Liberdade Religiosa da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Márcio Righetti; a presidente da Comissão de Intolerância Religiosa da OAB/RJ, Guiomar Mairovitch, juntamente com a membro dessa comissão, Jeanne da Silva Machado; a bacharel em direito, Mônica Sá do Nascimento Pereira da Costa e o jornalista e advogado, Átila Nunes.

Durante o evento, além de uma homenagem para Bambina Bucci, em forma de vídeo, os participantes poderão assistir às apresentações de canções com os Ogãns Tião Casemiro e Leandro de Oxóssi, e dança cigana com Barô Léo.

Foto: Henrique Esteves

Bambina Bucci

Foto: divulgação

Através da figura dela, que foi ícone da importância da mulher nos cultos afro, a sessão vai homenagear mulheres, mães de santo e líderes de casas, terreiros, roças e centros de Umbanda que resistem mais de cem anos após o nascimento da religião, que sofre com a violência, depredações e intolerância.

Bambina comandou, por 30 anos, o Programa Melodias de Terreiro, primeiro sobre cultos afro da rádio brasileira, além de exercer o papel de vereadora do Rio de Janeiro, durante 16 anos.

Mais comemorações: Do Rio a São Paulo

No dia do aniversário, diversas casas movimentam festas para marcar o Dia da Umbanda no Brasil. O Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, por exemplo, convida para uma gira externa, no Parque Ecológico dos Orixás, em Magé, com saída de camarinha, às 6h e retorno às 19h30. É preciso fazer uma reserva. Informações e valores através do número de Whatsapp: (21) 98602-6690.

Tsara Paixão Cigana

Já pela tarde, às 13h, será a vez da sexta edição do evento Umbanda Rio, com participação de lideranças religiosas, apresentações musicais, rodas de conversas, feira afro, tenda literária, espaços kids e gastronômico. O evento está marcado para o Parque Jardim do Méier e os interessados devem doar 1 kg de alimento não perecível ou leite em pó, para ação social. Todas informações através dos telefones: (21) 97416-8313 / 97936-7573.

6º Edição Umbanda Rio

Outra gira será a festiva realizada pelo Templo de Umbanda Olhos de Lince, a partir das 15h30, no Barão de Iriri, também em Magé. Além dos festejos pelos 111 anos da Umbanda, a casa também comemora o aniversário de 12 anos do próprio Templo. Na programação está o debate: “Umbanda e a internet”. Os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível para doação.

Gira Festiva no Templo de Umbanda Olhos de Lince

Às 16, a Cabana Fraterna de Omulu, recebe convidados e amigos na Rua Carolina Santos, no Méier, também para comemorar a data especial para a religião.

Cabana Fraterna de Omulú

Fora do Rio, acontece a 10 ª Semana da Umbanda na cidade São Paulo, às 13h, no Clube Escola Mooca, localizado na Rua Taquari, na Zona Leste da cidade, com a presença de grandes líderes da Umbanda. A entrada só será permitida com traje branco e mediante a doação de 1 kg de alimento. Detalhes e informações no site: www.aldeiadecaboclos.com.br, ou pelos telefones: (11) 2796-4374 / 94726-7609 / 94785-5874.

10 º Semana de Umbanda na Cidade de São Paulo