Maria Mulambo, Exu, Preto Velho e Caboclo: terreiros têm fim de semana de festa no Rio

Foto: reprodução internet

O Notícias de Terreiro destaca os melhores eventos das casas, terreiros, centros e roças, para este fim de semana, no Rio de Janeiro.

Entre os encontros, têm festas em homenagem à Maria Mulambo, festa para Malandro, giras para Exu e Pombagira, entre outros. Confira a programação abaixo:

Sexta- 08.11

Hoje, às 20h, tem a última consulta do ano com Exú, na Rua Henriqueta, no Tanque, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Consulta com Exú

Sábado – 9.11

O dia começa com uma homenagem ao Povo Cigano, às 16h, no Centro Espírita de Umbanda Xangô e Caboclo. Os interessados em participar devem ir para a Rua da Inspiração, na Vila da Penha.

Homenagem ao Povo Cigano

Às 18h, o convite é da Yalorixá Vânia D’Oya, para a festa da rainha Tata Mulambo, na Rua Mauricio Joppert da Silva, na Pedra de Guaratiba, Zona Oeste.

Festa da Rainha Tata Mulambo

Uma hora mais tarde, às 19h, Exu e Pombagira serão reverenciados na gira do Centro Espírita Caminhos do Bem, que fica na Rua Bacairis, na Taquara.

Exu e Pombagira

Realengo recebe a Festa da Malandragem, a partir das 19h, com muita cerveja, petiscos e samba, no Centro Espírita Umbandista Caboclo Sete Estrelas. O local fica na Rua Iguarim, 104.

Festa da Malandragem

A partir das 20h, o Caminhos de Oxossi, em Curicica, realiza a festa de Maria Mulambo. A casa fica na Rua Jardim Olinda, próximo ao Largo da Preguiça.

Festa de Maria Mulambo

No mesmo horário, outra homenagem à entidade, além de Maria Padilha, está marcada no Ilê Asé Oyá Inã, que fica na Rua Conde de Rezende, em Bento Ribeiro.

Maria Padilha e Maria Mulambo

Também às 20h, têm a festa do Malandro Beto, na TEFAP, a Tenda Espírita Frei Antônio de Pádua, localizada na Rua Engenheiro Francisco Passos, na Penha.

Calendário da TEFAP

Domingo- 10.11

Bem cedinho, a partir das 10h, será realizada a 1º Marcha dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A concentração será em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio.

1º Marcha dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, em Duque de Caxias

Logo às 14h, Zé Pilintra, João Caveira e Tata Mulambo, serão homenageados com uma gira no Centro Espírita Umbandista Senzala. O endereço é: Rua Padre Manuel da Nóbrega, em Quintino.

Gira para Zé Pilintra, João Caveira e Tata Mulambo

Já a partir das 16h, o Centro Espírita Vovó Maria Conga recebe os convidados para a gira do Caboclo, na rua José Machado, em Irajá.

Abaixo, mais programações da casa:

Programação do Centro Espírita Vovó Maria Conga

Também ás 16h tem a Roda Cigana Oluaye, na casa de mesmo nome (Oluaye Encantos). Para isso, é preciso levar 1 kg de alimento não-perecível. A casa fica na Rua Jerônimo Pinto, em Campinho.

Roda Cigana Oluaye