Umbanda completa 111 anos e ganha solenidade especial no Rio de Janeiro

vereador Átila A. Nunes em evento de Umbanda, no Rio de Janeiro

A Umbanda completa 111 anos, no dia 15 de novembro, e para celebrar essa data tão importante para o povo de fé, o vereador Átila A. Nunes, realiza uma solenidade em homenagem à religião, na quarta-feira, dia 13.

O evento está marcado para às 18h, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que fica na Praça Floriano, s/n, Cinelândia (em frente à estação de metrô).

O convite se estende a todos amigos, irmãos e adeptos da Umbanda e todas informações e detalhes do encontro, você acompanha aqui no site Notícias de Terreiro.

Convite para o evento pelos 111 anos da Umbanda, no Rio de Janeiro

 

Você sabe o que é a Umbanda?

Apesar de unir em sua essência, itens de religiões cristãs e africanas, a Umbanda é genuinamente brasileira e, ao contrário do que muitos pensam, se diferencia do Candomblé. A fé umbandista não cultua um único deus, e sim os orixás e guias espirituais.

Os primeiros batuques em atabaques nasceram entre os subúrbios do Rio de Janeiro, sendo que o dia 15 de novembro, considerado pelos adeptos como a data do surgimento, só foi oficializado em 18 de maio de 2012, no país. Já no dia 8 de novembro de 2016, a Umbanda passou a fazer parte da lista de patrimônios imateriais da humanidade.

 

Hino da Umbanda

“Refletiu a Luz Divina
Com todo seu esplendor
Vem do reino de Oxalá
Aonde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para nos iluminar

Umbanda é paz e amor
Um mundo cheio de Luz
É força que nos dá vida
E a grandeza nos conduz

Avante, filhos de fé
Como a nossa lei não há
Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá

Levando ao mundo inteiro
A bandeira de Oxalá…”