Fim de semana de Oxum, cantigas, gira festiva e festas para as crianças

Foto: reprodução internet

Este fim de semana é especial para o povo de axé já que, além de se comemorar o Dia das Crianças, o sábado, dia 12, celebra a Orixá do amor, do ouro e da prosperidade; além de ser o ponto de forças nas cachoeiras, Oxum.

Orixá feminino de grande popularidade no Brasil, Oxum é o orixá das águas doces, dos rios, da riqueza, da beleza, da fecundidade e é cultuada no Candomblé e na Umbanda.

Além de ser lembrada e homenageada nas casas, outras festas invadem os templos de fé, e, no Rio de Janeiro a agenda é marcada, por exemplo, pelo 2º Festival de Cantigas de Umbanda “Voz do Coração, o encontro de gerações”, que será realizado neste domingo, dia 13, com 20 cantigas de Exú à Oxalá e 10 cantigas especiais pelo Dia das Crianças.

O evento vai ocupar o Espaço Vip Dillitium, em Vila Nova, Campo Grande, na Zona Oeste. Além disso, está confirmada uma feirinha afro, mas a programação completa pode ser conferida através dos telefones: (21) 97006-7310 e (21)99533-3795.

No mesmo dia, a partir das 15, o Templo de Xangô comemora o aniversário da casa com uma gira festiva e louvor às Ibeijadas, na sede que fica na Rua Maria Emília, centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Por falar em Ibeijada, o Templo de Umbanda Pai Ambrósio das Almas, convida os amigos e povo de axé para a festa de mesmo nome, às 14h, na Rua Licinio Barcelos, em Irajá, na Zona Norte. Já o Ilê Axé Babá Omin Fun Fun, realiza a festa dos Erês “Guerreiro e Amiguinhos”. O evento está marcado para às 16h, na Rua José Carlos da Silva, no Rio das Pedras, na Zona Oeste.