Espetáculo afro “Libertador” chega à Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro

Foto: Alan Banevides

“Que sociedade buscamos se não entendermos as diferenças como traços da nossa identidade? ” Esse é o pensamento lançado para o público através da performance proposta por “Libertador”, que poderá ser assistida nos próximos dias 13, 28 e 29 de setembro.

As três oportunidades estão confirmadas para a região da Baixada Fluminense, sendo que nesta sexta, a apresentação será às 20 horas, na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, que fica em Nova Iguaçu. Já nas outras duas chances, é o Gomeia Galpão Criativo, de Duque de Caxias, que recebe o espetáculo, a partir das 18 horas.

O monólogo, encenado pelo ator e autor Thiago Viana, que acumula experiência de intolerância religiosa, é inspirado e ao mesmo tempo homenageia com o nome do próprio espetáculo, o poema “Padê de Exu, Libertador”, de Abdias Nascimento.

Foto Alan Benevides

Além de traçar uma cronologia de legado da cultura afro, desde a criação do mundo até a obra, a performance abrange aspectos como movimentos característicos, dança e invocações do poema, para contar histórias que perpassam a herança africana, e suas consequentes denúncias.

O espetáculo que já passou pelo Festival de Curitiba, além de eixos culturais como Cidade das Artes, Memorial Getúlio Vargas, Teatro Gonzaguinha e os Museus de Arte do Rio e da História e da Cultura Afro Brasileira, tem direção de Gatto Larsen, produção executiva de Wildson França e figurinos de Barbort.

 

O poema inspirador

“Padê de Exu, Libertador”, clama pela construção de uma sociedade que possa pôr em prática o espírito laico, a partir da abordagem que alcança extremos como a liberdade e a intolerância.

 

Abdias do Nascimento

Paulista, ativista dos direitos humanos do povo negro, ele foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político, morto em maio de 2011.

Todas informações, compra de ingressos e agendamento de grupos, através do número: 21 97594-1717 ou pela página: https://www.facebook.com/events/1244146925709604/