Obatalá, Mãe Carmen!

Mãe Carmen Foto: Maria Lorena Alves/ BandNews FM Salvador

Os 90 anos da Yalorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, Mãe Carmen, recebeu de presente e vai dividir com a comunidade religiosa de matriz africana, um álbum com quase 20 faixas voltadas para o axé, inspirado nela.

“Obatalá: Uma Homenagem a Mãe Carmen” foi lançado ontem por Gilberto Gil, na capital baiana com a presença de artistas que dão vida às canções como o próprio Gil e Ivete Sangalo. O CD, que tem a maior parte cantada em Iorubá, ainda conta com a participação de diversos artistas da música brasileira: Alcione, Gal Costa, Zeca Pagodinho, Nelson Rufino, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Lazzo Matumbi, Marisa Monte, Jorge Ben Jor, Margareth Menezes, Márcia Short e Mateus Aleluia.

Gilberto Gil lança álbum em homenagem à Mãe Carmen
Foto: Maria Lorena Alves/ BandNews FM Salvador

Cada um deles representa um orixá neste trabalho idealizado pelos filhos do Gantois e integrantes do Grupo Ofá. A direção musical é de Iuri Passos e Yomar Asogbá, a produção de Alê Siqueira e Iuri Passos e a direção geral é de Flora Gil.

A ideia é preservar a memória da música religiosa afro-brasileira e garantir que as próximas gerações tenham acesso ao conteúdo que já está disponível no Spotify: https://open.spotify.com/album/3gPzm2jkDcZn6LOOXlpn8F

 

Mãe Carmen

Carmen Oliveira da Silva, é filha de Mãe Menininha do Gantois, sendo descendente direta das africanas fundadoras do primeiro Candomblé de origem iorubana.