Histórias da cultura Yorubá através do universo dos quadrinhos

Imagem: reprodução internet

Apaixonado por histórias em quadrinhos, Hugo Canuto, uniu duas preferências em um trabalho diferente e inspirador. Ele levou para as páginas coloridas dos “gibis”, todo o legado das civilizações africanas, como a língua Yorubá, que moldaram sua terra de origem, a Bahia, na região nordeste.

 

Com o embasamento de histórias repletas de tradições ancestrais, representadas pelos Orixás, arquétipos milenares de força, coragem, sabedoria e beleza, ele começou a produzir contos ligados às divindades das religiões de matriz africana.

 

Da Nigéria à Argentina, passando por Cuba, Brasil e Benin, tais divindades se manifestam em várias partes do mundo, através de diferentes sistemas de crenças, seja Candomblé, culto a Ifá, Santeria, Umbanda, etc. Religiões essas que são celebradas em livros, canções, pinturas ou monumentos, como verdadeiros símbolos da capacidade dos povos em transcender adversidades e produzir milagres de fé e beleza.

 

Hugo virou autor da coleção “Contos dos Orixás” que surgiu através do encanto dele pela força narrativa das histórias em quadrinhos, através da costura entre imagem e texto.

 

Na Bahia, ele buscou se aprofundar em pesquisas e conversar com estudiosos e lideranças religiosas. Conheceu Mawô Adelson S. de Brito, intelectual, sacerdote e físico, durante o curso de língua e Cultura Yorubá e, dessa amizade, novas ideias foram nascendo.

 

A combinação entre a tradição e a arte, fez com que, com o passar do tempo, o trabalho dele venha sendo utilizado como referência em salas de aula, além de estar presente em livros didáticos e citado em teses universitárias e exposições em países como Estados Unidos e Inglaterra.

 

A vontade de Hugo é que as obras estejam presentes nas casas e principalmente no coração do público, servindo. ao seu maior propósito que é ser instrumento de empoderamento, reflexão e transformação de percepções sobre o grande legado das civilizações africanas e sua descendência na formação histórica, cultural e espiritual do povo brasileiro.

 

Onde encontrar?

Todas informações na página: https://www.facebook.com/ContosdosOrixas

Para comprar, já está disponível a loja virtual: https://hugocanuto.com/store/