“A Visão de Mundo do Povo Iorubá”, desta vez em Madureira, no Rio de Janeiro

Foto: Amanda Cavalcanti

Depois de passar pelo Centro do Rio de Janeiro, o espetáculo de dança Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá, desembarca na Arena Carioca Fernando Torres, no espaço cultural do Parque Madureira, neste fim de semana, 24 e 25 de agosto.

A proposta é levar muito mais do que uma apresentação, já que o trabalho desenvolvido pelo grupo Tambor de Cumba, também aposta na experiência interativa a partir da oficina de dança afro baseada nos movimentos dos dançarinos, dias antes entre amanhã e o dia 23.

A direção é da bailarina e professora Aninha Catão e mostra a versão africana referente a criação do universo, através de elementos como o som de tambores e coreografias da cultura afro-brasileira. Considerado como um viés de educação cultural, Cosmogonia tenta resgatar a identidade negra no Brasil, além de estimular o público a visualizar como teriam aparecido as primeiras formas de vida.

Durante o espetáculo, elementos fundamentais para o povo Iorubá como o fogo e a água são destacados artisticamente entre os trechos do roteiro adaptado a partir da pesquisa de Marcelo Monteiro.

Aninha Catão, além de dirigir, definir a coreografia e dançar, também é responsável pelo figurino e acessórios, produção executiva e as aulas que antecedem o espetáculo. Na lista da equipe ainda estão:

Bailarinos: Lucimar Brito, Ety Faria, Layza Soares, Marcos Cotta, Matheus Mello, Maurício Souza e Kauê Itabacema

Músicos: André Aladê, Dinho Santiago, Marcelo Monteiro e Alexandre Munrha

Canto: Nina Rosa

Produção: Chris Mendonça e Joyce Lima

Assistente de produção: Rayanne Monteiro

Preparação de voz e elenco: Ledjane Motta

Figurino e acessórios: Carol Moupa

Iluminação: Junior Martins

Designer: Shikko Alves

Sonorização: Shikko Alves

Foto: Amanda Cavalcanti

Os ingressos custam 30 reais a inteira e 15 a meia e podem ser adquiridos na bilheteria da própria Arena Carioca Fernando Torres, que fica na Rua Bernardino de Andrade, 200 (Entrada 4 do Parque de Madureira).

As apresentações, com duas horas de duração, têm classificação livre e se iniciam às 19h, tanto no sábado, quanto no domingo. Todas informações pelo telefone: (21) 3518-9669, ou através das páginas nas redes sociais: https://www.facebook.com/cosmogonia.tambor/ https://www.instagram.com/cosmogoniaafricana/