Ife Ire: modas e ferramentas religiosas em exposição na Casa Omolokum, no Rio

Neste fim de semana, nos dias 17 e 18, a Casa Omolokum recebe a ll Exposição de Arte Sacra Yoruba com Ife Ire, com a releitura de objetos sagrados e culturais que são utilizados durante rituais religiosos, como ferramentas e vestuários.

A ideia da casa- que já possue um histórico de apresentações afro-brasileiras e de cultos ligados à matriz africana- em parceria com Diego Silveira, é mostrar as riquezas dos povos negros e provocar uma visão diferenciada sobre a cultura Yoruba, a partir dos seus mistérios e arte.

As peças que vão decorar o espaço traduzem a energia positiva que o aspecto religioso e a tradição cultural social proporciona e, com isso, reforça-se a necessidade de se findar o preconceito religioso.

Para isso, quem comparecer, entrará em contato direto com as informações focadas na quebra de tabus que envolvem o assunto, já que o encontro tenta dar uma oportunidade de expressão aos povos ancestrais nessa era contemporânea, além do mergulho ritualístico.

O evento está marcado para começar às 13h, inclusive com muita comida de dendê, até às 19h, nos dois dias. A Casa Omolokum fica na Rua Argemiro Bulcão, número 51, bairro da Saúde, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A participação só pode ser confirmada mediante reservas, através dos telefones: (21)97337-2331 e (21)98069-7780.