Do arraiá às giras, eventos movimentam casas de axé nos dias 12 e 13

Festa Julina em Curicica, na Zona Oeste

O mês de julho continua fervendo com as festas de São João e as casas de axé não ficam de fora. Amanhã, por exemplo, tem a consulta com Exu, a partir das 20h, no Tanque, em Jacarepaguá. Para o evento, as senhas serão distribuídas a partir das 19h e trocadas por velas de 7 dias.

Mas o destaque fica com o sábado, com uma agenda variada, como a “Festa Julina” do Grupo Umbandista Fé, Esperança e Caridade, que a partir das 14h, leva roda de samba, comidas típicas da época, bazar, diversão e até um bingo para o encontro.

O evento, espera receber moradores de toda a região da Zona Oeste, adeptos da religião além de simpatizantes, na casa que fica na Estrada do Guerenguê, em Curicica, Jacarepaguá.

Maria Mulambo

Mas a data está com uma programação completa em outras casas de santo, seja de Candomblé ou Umbanda. Logo cedinho, às 11h tem a edição 2019 da festa em homenagem à Maria Mulambo, no Ilê Oyá Ijimolá, em São Gonçalo. Em Itaboraí, o babalorisá Aguiar D’Karê, do Ilê Asé Omô Karê, convida a todos para o Ajodún do Rei Odé Karê, a partir das 17h.

Saída Yao

Já o Centro Espírita Boiadeiro da Estrela Guia e o Rei Congo de Aruanda, realiza a Gira de Exu, uma hora mais cedo, a partir das 16h, no Pechincha. Na mesma região, no bairro do Tanque, logo depois, às 16h30 tem a saída de Yao: Iemanjá, Oxossi, Oxum e Ogum, no Largo.

No mesmo dia, bem pertinho, na Freguesia, ainda tem a Gira de Exu, na Casa de Caridade Santa Bárbara e Iansã, em comemoração ao aniversário da zeladora Mãe Laura.

Gira de Exu