Olhar Iorubá: Cosmogonia Africana entra em cartaz nesta sexta, no Rio

Foto: Valéria Martins

Muito se especula sobre os contextos da criação do mundo, mas pela primeira vez será possível visualizar a recriação desse período, e suas primeiras formas de vida, pela ótica dos povos iorubás, através de um espetáculo de dança.

Chamada de Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá, a apresentação tem duas horas de duração, está em turnê pelo país e chega ao Teatro Municipal Carlos Gomes, para seis oportunidades ao público nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho.

Baseado no trabalho de mesmo nome do pesquisador Marcelo Monteiro, o espetáculo desenvolvido pelo grupo Tambor de Cumba, é dirigido artisticamente pela também bailarina, coreógrafa, diretora executiva, professora e responsável pelo figurino e acessórios, Aninha Catão.

Foto: Valéria Martins

A ideia é contar essa história na versão africana e suas tradições culturais, a partir do som de tambores e danças afro-brasileiras, que remetem à água, terra, ar e fogo, além dos orixás relacionados a estes elementos da natureza.

Para Aninha Catão, que ao elaborar o projeto entende a cultura afro como um resgate da identidade da população negra do país, “Cosmogonia Africana é uma oportunidade de enxergar o protagonismo negro e as formas de recriar a sua própria existência, com símbolos, formas e reconhecimento”.

Além dela, o grupo conta com outros sete bailarinos: Lucimar Brito, Ety Faria, Layza Soares, Marcos Cotta, Matheus Mello, Maurício Souza e Kauê Itabacema, além de Nina Rosa no canto e os músicos: André Aladê, Rafael Corrêa, Marcelo Monteiro e Alexandre Munrha.

Foto: Valéria Martins

A classificação é 10 anos e a apresentação pode ser vista às 19h, nas sextas e sábados, já nos domingos, uma hora mais cedo.

Os ingressos custam 30 reais a inteira e podem ser comprados na bilheteria do próprio Teatro Municipal Carlos Gomes que fica na Praça Tiradentes, sem número, no Centro do Rio de Janeiro.

Confira uma parte do espetáculo:

Maiores informações através do telefone: (21) 2224-3602

 

Cartaz de divulgação do espetáculo Cosmogonia Africana- A Visão de Mundo do Povo Iorubá