Programação religiosa para o fim de semana no Rio de Janeiro

Foto: reprodução internet

O Notícias de Terreiro reúne, mais uma vez, os eventos que acontecem no fim de semana, em várias casas de axé, do Rio de Janeiro, para que o povo de santo e simpatizantes possa se programar e aproveitar rituais, festas e homenagens.

Amanhã, dia 29, a agenda está lotada. O dia começa com o Makunde ia Inkisi, a partir das 14h, no Abassá Axé T’ògún, na Avenida das Américas, em Guaratiba, na Zona Oeste.

Ainda de tarde, às 17h, será realizada a Gira em homenagem à Xangô, na Tenda Tia Maria Amor e Caridade. A casa que fica na Rua da Fantasia, em Niterói, na região metropolitana, sinaliza que recebe doações de velas, incensos, vinho tinto, charutos, fumos e cigarros para auxiliar nos trabalhos.

Quem só tiver disponibilidade à noite, pode participar do evento, no Centro Espírita Irmãos de Fé, em Vaz lobo, para festejar os sete anos de obrigação e entrega da bandeja para Alice D’Iansã, além da saída da Yao Maria Cristina D’iansã. A festa é marcada para às 18h.No mesmo horário, também terá comemoração no Ilê Asé D’Oya, para a saída de Yawó e Odu Iká, em Nova Esperança, na região de Nova Iguaçu.

Logo mais, às 19h, a programação fica por conta da Cabana de Umbanda e Quibamda Caboclo Araúna. O templo de fé convida a todos para a festa de Exu tranca ruas das 7 encruzilhadas. O espaço fica na Praça Seca, na Zona Oeste.

Para fechar a data, tem a grande Festa de Xangô, a partir das 20h, no T.E Ogum Megê e Boiadeiro Menino, em Monjolos, São Gonçalo, na região metropolitana.

 

Domingo

Logo cedinho, às 8h da manhã, Xangô também será celebrado na Gira do Terreiro Ogum Mege, na Rua Engenheiro Edno Machado, no bairro de Osvaldo cruz.