Salve Sara Kali! Salve povo Cigano!

Considerada como a padroeira dos Ciganos, Santa Sara Kali é festejada nos dias 24 e 25 de maio. O nome Sara é hebraico e significa princesa, senhora ou dama. Ela é o símbolo de fertilidade, auge da contemplação feminina, para a mulher cigana. É justamente esse o motivo das orações das mulheres para que a divindade faça com que elas consigam engravidar.

Reza a lenda que Sara e as três Marias estavam com a mãe de Jesus, na hora do parto, sendo a santa a responsável por passar tranquilidade nesse momento. Foi dessa forma que ela seguiu ao lado de cristo. Mas com a morte dele, ela teria sido perseguida pelos judeus e jogada no mar, com outras mulheres, incluindo Maria Madalena.

A crença que Deus as auxiliaria, ajudou a manter a vida de todas. Sara orou e entregou sua vida e votos para Jesus, com isso o milagre se realizou e elas chegaram vivas na França.

A partir dali ela prometeu dedicação exclusiva e ajuda ao próximo e, para demonstrar isso, passou a usar véu cobrindo os cabelos, em sinal de sua vida pura. Até hoje, o povo cigano quando se reúne para celebrá-la, oferece lenços para que ela os abençoe.

Canonizada em 1712, Santa Sara Kali é famosa por atender todos que depositam a fé nela. Além de ser a padroeira dos Ciganos é também dos desesperados, ofendidos e desamparados.

Na Umbanda

No geral, os Ciganos promovem rituais específicos e cultuam a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, são espíritos desencarnados de homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano. Rodeados de simpatias, os espíritos ciganos atuam na cura de doenças espirituais.

Oração para Santa Sara Kali

“Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.

Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força

da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.

Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.

Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.

Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.

Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento.

Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.”

Algumas comemorações para Sara Kali, no Rio de Janeiro.

25.05

10h às 15h: Festa Cigana, Tenda Espírita Pai Joaquim das Almas, Amor e Caridade. Rua Bento Lima, Piedade.

18h: Templo de Umbanda Tsara Paixão cigana. Praia da Brisa, Sepetiba. (Consultas de caridade Ciganos do Oriente, venda de comidas típicas e produtos artesanais, ritual para as famílias. Aceitam doações de alimentos não perecíveis. Evitar roupas decotadas, transparentes, escuras e curtas.)

19h: Tenda Espírita Frei Antônio de Pádua. Rua Engenheiro Francisco Passos, na Penha.