Umbandistas ganham mais um canal de comunicação específico no Rio de Janeiro

Gláucio Omulú

O nome é uma homenagem ao chefe da própria coroa: Pai Joaquim de Aruanda. Esse é o batismo da nova rádio voltada para os temas da Umbanda, a partir da crença do Gláucio Teixeira da Silva. Conhecido como Gláucio Omulú Angola ou Gláucio Ogum Umbanda, ele decidiu transformar a sua fé em comunicação, além de dedicar o canal ao Preto Velho que é o seu guia.

Pai Joaquim de Aruanda

A rádio, com sede no município de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense, está no ar desde o primeiro dia deste mês de maio. A partir do comando do próprio Gláucio, traz debates sobre a religião, a história das divindades, orações, divulgação de trabalhos, eventos e festas nos centros.

Agora, com o sonho realizado, Gláucio garante que a ideia é levar o conhecimento sobre os assuntos ligados à Umbanda para todos os irmãos de axé, além de reforçar esclarecimentos para o público em geral. Durante a programação, também são levantados temas como o preconceito, inclusive entre os próprios irmãos da religião, e as interpretações equivocadas em relação aos rituais de fé.

Os ouvintes também poderão acompanhar entrevistas e conversas relacionadas a assuntos como as ervas da Umbanda e até um pouco da história ligada à chegada dos africanos para o Brasil, através dos navios negreiros.

Motivação

A Rádio é uma idealização do próprio Gláucio que iniciou sua vida religiosa aos 15 anos. Na época, ele fez uma visita espontânea em um centro, gostou do ambiente e descobriu que tinha o dom da mediunidade. O contato poderia ter parado nesse momento, mas ele decidiu dar continuidade e 10 anos depois foi batizado no centro conhecido como Dona Diva, em Miracema, na mesma região.

Hoje, mesmo com a 8º série do 1º grau, ele é zelador de santo de Umbanda, construiu sua própria tenda, que tem o mesmo nome da rádio, “Pai Joaquim de Aruanda”, desenvolve novos médiuns e reparte conhecimento através do Orixá.

Interessados em acompanhar a programação da rádio podem acessar o link: https://paijoaquimaruanda.webradiosite.com/

O contato pode ser feito através do e-mail: paijoaquimdearuanda1@gmail.com ou pelo WhatsApp: (22) 974011117