Átila A. Nunes homenageia Ogum e São Jorge na Câmara

Vereador reforça raízes culturais em solenidade no Rio. Foto: Divulgação.

O vereador Átila Alexandre Nunes realizará uma homenagem à Ogum e ao padroeiro da Cidade Maravilhosa, São Jorge, no dia 16 de abril, às 18h no Palácio Pedro Ernesto, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na ocasião, diversos representantes das religiões de matriz afro-brasileira receberão Moções de reconhecimento por sua atuação no cenário carioca.

O ‘Ogã dos Ogãs’ Tião Casemiro, fará uma participação especial no evento, que terá entrada gratuita. O plenário da Câmara Municipal fica na Praça Floriano, Sem Número, na Cinelândia.

>> Ogum: orixá dos caminhos e da proteção

Combate à intolerância

Ex-secretário estadual do Rio de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes é vereador atuante, sempre defendendo o combate à intolerância e o respeito à diversidade. O político é colunista fixo do portal Notícias de Terreiro, onde debate o tema “Liberdade Religiosa”.

Valorizando a tradição

Tião Casemiro também é colunista do NDT em seu espaço denominado “Ogans Em Ação“, nome também dos encontros anuais que ele promove no capital carioca. Tião é Ogã no Rio de Janeiro, padrinho dos Ogãs, músico, cantor/intérprete e compositor. É conhecido nacionalmente e pelo mundo devido à sua marcante voz entoada em cantigas de Umbanda e Candomblé.

Dia de São Jorge

O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril e é considerado um feriado municipal no Rio de Janeiro. São Jorge também tem data de celebração de várias nações e culturas para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. Existe, inclusive, uma história popular de que a imagem de São Jorge matando o dragão pode ser visível na lua cheia.