Expo Religião 2018: Rio recebe evento que reúne a diversidade da fé

Exposição traz cultura e gastronomia de diversas religiões. Foto: Divulgação

A Expo Religião chega a sua 6ª edição nos dias 16, 17 e 18 de novembro, (sexta das 13h às 19h;  sábado e domingo das 10h às 19h), na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. O maior evento inter-religioso do Rio de Janeiro reunirá 21 segmentos religiosos. A proposta é provar que é possível viver em harmonia com entendimentos diferentes de fé.

Os interessados poderão conferir a programação gratuitamente de crenças Católica, Budista, Hare krishna, Muçulmano sunita, Muçulmana xiita, Umbanda, Matrizes africanas, Espiritismo, Paganismo, Xamanismo, Mórmon, Judeus, Fé bahá’i, entre outras.

Dirigida pela jornalista Luzia Lacerda, a Expo Religião acontece anualmente. A feira que sempre traz novidades, não só na área religiosa como também na filosófica, oriental, holística e literatura, nessa edição, conta com o ambiente descontraído e de design cheio de charme da Biblioteca Parque Estadual, que surpreenderá  todos logo na entrada do evento, onde haverá um espaço participativo, para os visitantes escreverem mensagens sobre o que esperam para o mundo. As mensagens se transformarão num painel dos desejos, cheio de energia positiva para o país.

E não para por aí. Para mostrar que a fé pode mover o mundo, fazendo dele melhor, estará presente uma instituição  de combate ao suicídio, dando informações aos interessados em participar de ações de voluntariado.  Um oráculo estará instalado e, em destaque, o portal da fé, local onde estarão unidas as religiões, trará o conhecimento num bate-papo descontraído e cheio de respeito ao próximo.

A feira conta também com expositores que estarão vendendo artigos religiosos, curiosidades, entre outras novidades deste universo. Para ampliar a cultura dos participantes, haverá um espaço multimídia com filmes, danças, cinema, espaço para bate papo, palestras. Área de café, e praça de alimentação. A proposta é oferecer em todo ambiente, ações que estimulem o dialogo, a troca, e a vivencia de experiências, além de mostrar que é possível ter união em meio ao grande momento de intolerância  que o país vive.

No sábado, a atividade conta com a presença do Arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta, entre outras autoridades religiosas.

Crianças também terão seu lugar na Expo Religião

Um espaço Kids, especialmente preparado para os pequenos, foi instalado na estrutura do evento. E não será só de brincadeiras que eles participarão. Todos os dias uma ótima oportunidade para a criançada conhecer a diversidade das religiões será nas rodas de conversa e bate-papo com crianças e adolescentes, quando partilharão suas experiências religiosas.

De acordo com a organizadora do evento, Luzia Lacerda, o país passa por momentos difíceis. As pessoas estão preocupadas apenas consigo mesma, se tornando cada vez mais intolerantes e sem amor ao próximo.

“O respeito ao próximo e a sua crença religiosa faz com que as pessoas aprendam a entender o universo de cada um. Queremos que todo tipo de crença possa visitar nosso evento, somando ao grande espaço da fé. É preciso aprender a conviver com todas as cresças, e isso que queremos compartilhar, que somos pessoas de fé. Se unirmos nossas forças, construiremos um mundo melhor”, afirma  a organizadora e jornalista.

A expectativa do evento é que cerca de 5 mil pessoas passem pela exposição ao longo dos três dias.

A Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, Rio de Janeiro.