O dom de dar forma à espiritualidade através do artesanato

Artesã carioca restaura e decora imagens de gesso em seu atelier

Caminho Cigano Imagens e Protudos Esotéricos dispões de variedade de itens religiosos. Foto: Divulgação.

Trabalhar com aquilo que se gosta é bom, ainda mais quando a atividade está relacionada a algo que possui grande significado, como a religiosidade. É o caso da carioca Patricia Maria Marta, de 47 anos, que leva adiante a loja virtual na fanpage Caminho Cigano Imagens e Produtos Esotéricos. O negócio que mantém sozinha surgiu a partir de seu trabalho como fornecedora de lojas de artigos religiosos. Moradora de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a artesã tem como principal destaque o serviço de decoração e restauração de imagens de gesso, entre outros itens que comercializa.

Criado em 2005, o e-commerce comercializa itens como toalhas para jogos de cartas, baralho cigano, pandeirinhos, pulseiras e imagens de gesso. Estas últimas atualmente são o carro-chefe do negócio. A carioca oferece o serviço de decoração, restauração e, dependendo do pedido do cliente, adaptação das imagens. As peças são comercializadas em diferentes tamanhos que variam entre 10 cm e 1 m.

“As imagens são o que mais têm tomado meu tempo. Dependendo do estado da peça, o trabalho de restauração fica um pouco mais complexo. Quando a imagem está muito prejudicada, demora em média uma semana, dependendo do tamanho”, explica.

Patricia já possui familiaridade com o ramo, pois antes de fundar o e-commerce já trabalhava fornecendo produtos para lojas de artigos religiosos. A ideia de criar a loja virtual surgiu por incentivo dos clientes que atendia. Além disso, a artesã executa com prazer os serviços de restauração de imagens.

“Os clientes que eu tenho como fornecedora me incentivavam muito a criar uma loja. Foi aí que decidi criar a loja virtual. E eu gosto muito do que faço, gosto muito de trabalhar com imagens. É uma coisa que eu faço com o maior prazer”, destaca.

Adepta do Candomblé desde criança, Patricia faz parte da Tenda Jorge Miguel, localizada no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Tanto na religião, quanto no trabalho, a espiritualidade está sempre presente na vida da artesã que atribui o mérito da criatividade de seus trabalhos à intuição que recebe durante o processo criativo.

“Tem detalhes que eu coloco nas imagens que vem como se fosse uma intuição, não parte somente da minha cabeça. A ideia surge, eu vou lá e aplico, e isso já me aconteceu várias vezes”, revela.

Todo o negócio é administrado pela carioca que se divide entre os pedidos que recebe pelo e-commerce e a sua atividade como fornecedora de produtos para as lojas de artigos religiosos. A loja virtual complementa a renda de Patricia, que tem como principal fonte o trabalho como fornecedora. Mas a carioca pretende ampliar o negócio.

“Pretendo ampliar a loja. Gostaria de criar um atelier para eu realizar meu trabalho, pois atualmente eu trabalho dentro de casa e também pretendo criar um espaço físico para a loja”, diz.

Por conta da grande quantidade de pedidos que tem recebido, atualmente a artesã não tem comparecido com frequência a festivais e feiras dedicados à religiosidade e a cultura afro, mas  a comerciante afirma estar aberta a possibilidades.

“Tenho vontade de voltar a frequentar feiras e festivais, mas, no momento, eu ando com o tempo muito apertado e por aqui onde eu moro não costumam acontecer muitos festivais desse tipo. Mas estou aberta a convites caso apareça”, finaliza.

A Caminho Cigano Imagens e Produtos Esotéricos realiza entregas para todo o Brasil e os pedidos podem ser feitos por inbox, na fanpage neste link https://www.facebook.com/caminho02/, ou pelo WhatsApp (21) 99766-9177.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.