Casa de Umbanda realiza ações sociais em parceria com Igreja Católica

Trabalho social é realizado em parceria com a Paróquia Mãe de Deus

Casa de Santo promove caridade em parceira com Igreja. Foto: Arquivo Pessoal.

“A fé sem obras é morta”. Com estas palavras, a Yalorixá Almerinda Costa, de 58 anos, sintetiza tudo aquilo que a motiva a seguir em frente levando a caridade além dos domínios da Fraternidade Umbandista Cavaleiros de Aruanda (Fuca), em Salvador (BA). A casa, que teve suas portas abertas em 2008, irá completar dez anos no mês de dezembro e desde a sua fundação promove ações sociais.

O ilê que presta auxílio aos irmãos mais necessitados já está em clima de comemoração promovendo variadas atividades. Entre elas, a ação social que está prevista para ser executada no dia 29 de setembro. A iniciativa que irá dividir o dia com a festa em comemoração aos Ibejis levará para o público cuidados direcionados à saúde, como: medição da pressão arterial e da glicemia. Também serão oferecidos cuidados com cabelos e unha, distribuição de roupas e de quentinhas acompanhadas de doces. Parte da ação será realizada no interior da casa e a outra do lado de fora.

“Dentro do terreiro será realizada a distribuição de quentinha com Caruru e doces. Do lado de fora, além dos cuidados com saúde e beleza, também teremos uma palestra ministrada pela nutricionista Roberta Mayara. Serão abordados temas como: aproveitamento de alimentos, cuidado com o desperdício, entre outros assuntos”, adianta a sacerdotisa.

Ao longo do ano, a casa realiza mensalmente a entrega de cestas básicas para 35 famílias moradoras de comunidades próximas ao Fuca. A iniciativa, inclusive, é desenvolvida em parceria com a Paróquia Mãe de Deus, também em Salvador (BA), dirigida por Dom Jorge. A ação conjunta deu origem ao Projeto Jesus no Parque. Além disso, em festas comemorativas, a casa faz distribuição de quentinhas com parte do alimento que é preparado para a comemoração, como na festa de Ogum, no mês passado. Na ocasião, foi preparada uma feijoada, que contou com 30kg de feijão. A distribuição abrange também áreas mais afastadas do terreiro.

“Em toda festa que tem aqui, primeiramente o alimento é encaminhado para atender aqueles que mais precisam. A prioridade é alimentar o irmãos que está com fome. Nesta ação, também contamos com o apoio da paróquia na distribuição”, frisa.

As ações sociais promovidas pelo terreiro também atendem a um asilo, onde são realizadas visitas no período do carnaval e do Natal. São feitas arrecadações de itens de necessidades básicas para este fim. Nos meses que antecedem esta época, são efetuadas campanhas de arrecadação onde podem ser doados itens como: panetones, frutas da estação, leite, roupas, agasalhos, toalhas de banho, entre outros.

“Na época do carnaval, além das doações, nós também realizamos um baile de carnaval para os idosos, com serpentina e tudo”, detalha.

Além do apoio da Paróquia Mãe de Deus, mãe Almerinda, é claro, conta com o apoio incondicional dos médiuns que compõem o corpo mediúnico do Fuca, que hoje é composto por 130 filhos. De acordo com a sacerdotisa, todos os membros da casa de alguma forma, ajudam como pode somando forças ao projeto.

“Quando não podem ajudar de forma material, me auxiliam dando apoio nas ações que são executadas. De uma forma geral, todos me ajudam”, conta.

Para quem se interessar em realizar doações para a ação social promovida pela Fuca, os donativos são encaminhados diretamente para o terreiro que fica na Rua Leste 5, ao lado da torre da Oi, Parque São Cristovão, em Salvador, na Bahia. São aceitos itens variados, desde roupas até alimentos. O contato pode ser feito através dos números (71) 98761-4077 | (71)99279-0070, e também através do perfil da casa no Facebook.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.