Nova edição da Feira dos Oborós está agendada para 20 de maio

Feira dos Oborós ocorre uma vez por mês. Foto: Divulgação.

Vem aí mais uma edição da Feira dos Oborós, evento idealizado pela Yalorixá Janaína D’ Ossayn, que homenageia, desta vez, diversos Ogãs, além do grupo “Afoxé Filhos de Gandhi”, de Duque de Caxias. O objetivo, com essas ações, é mostrar ao público a importância do cargo dentro de uma casa de axé e o real significado que a função possui. A festividade ocorre no dia 20 de maio, na Praça do Pacificador, na região central do município, a partir das 15h.

“Estamos homenageando nossos pais, embora os ogans não sejam pais de santo, eles estão a frente de tudo, eles representam a sabedoria. Cada Ogan que comparecer irá receber um certificado, não importa o tempo de confirmado que tenha”, afirma Arthur Araújo AwoFakan, diretor cultural.

A iniciativa, que tem crescido cada vez mais, conta com o patrocínio do grupo de afoxé Orin Layó e o apoio cultural de Orin Dudu Ofaloyá Buffet e RTC – organização remanescente de Tia Ciada.  Em sua última edição, o público foi estimado em cerca de 500 pessoas. Na ocasião, a homenageada foi a Yalorixá Obá Ganjú, uma das grandes matriarcas do Candomblé do Rio de Janeiro. Em sua nova atividade, estão confirmadas a presença de ilustres Ogãs dos cultos de nação. Entre eles, Jaçanã, Senegal, Tata Muiji, Baijigan Ailton e Pedro Tainan Mogbá Paulo. Também serão reverenciados Ogãs que fizeram história no Candomblé e que hoje se encontram em outro plano espiritual, como Marreta e Pejigan Neto.  

O evento já é realizado uma vez por mês e  tem se firmado como importante no cenário religioso e cultural, ressaltando o valor da ancestralidade africana. A equipe responsável pela organização do evento está preparando uma programação repleta de atrações de peso. Para animar a próxima edição da Feira dos Oborós, além do grande homenageado Afoxé Filhos de Gandhi, estarão ainda: Assanjo, Omoro Odé, Omo Ketu, entre outros. Outras atrações que prometem deixar a celebração ainda mais animada podem fazer parte desta edição.

A gastronomia é também um dos grandes destaques do evento, com variadas opções. Entre elas, tradicionais pratos da culinária afro como: Acarajé, Vatapá e Caruru. Apesar da temática, a feira abrange todos os gostos e disponibiliza também outras opções gastronômicas como caldos, Batata frita e Empadão, por exemplo. E para quem deseja contribuir com a diversidade dos expositores na Feira, ainda há vagas disponíveis.

“Ainda há vaga para pessoas que se interessem em fazer parte do evento como expositores. A gente tá buscando ampliar o número de barracas presentes no evento”, conclui.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.