Devoção pelos Orixás através do artesanato

RM Artesanato oferece produtos personalizados dedicados às religiões afro

RM Artesanato oferece produtos personalizados dedicados às religiões afro.Foto: Arquivo pessoal

Para quem procura por um hobbie que possa servir também como uma atividade remunerada extra, o artesanato costuma ser uma boa alternativa, como é o caso da assistente administrativa Marcia Santos, de 51 anos. A habilidade deu origem à loja virtual RM Artesanato, que oferece produtos temáticos focados na religiosidade afro-brasileira.

O contato de Marcia com o artesanato começou quando ela decidiu auxiliar a sua prima que realizava a atividade com foco em customização de sandálias. Desde então, a moradora de São Gonçalo não parou mais.

“Comecei  esse trabalho em 2014, ajudando a prima a customizar Havaianas. Depois de um tempo, ela desistiu do negócio.  Eu decidi continuar no ramo. Foi então que decidi focar no segmento religioso, onde se encontra meu maior público”, conta. 

Marcia concilia a carreira profissional com o e-commerce que administra junto com seu esposo

Iniciada para Iemanjá no Candomblé de nação Angola há 14 anos, a artesã faz parte do Ilé Àsé d’Ogunjá, casa que é comandada pelo babalorixá Renato d”Ogunjá e fica no Cachambi, na Zona Norte do Rio.

A RM Artesanato comercializa itens como peças em porcelana, ágata, sacolas, camisas, bonés, toalhas, saquinhos, almofadas, fronhas, aventais, azulejos, entre outros. As imagens temáticas são aplicadas nos produtos através da sublimação, processo que fica por conta de seu  esposo.

“Ele é que fica responsável por essa parte técnica e criativa, eu cuido mais da parte comercial e da divulgação do nosso trabalho”, comenta.

Para quem gosta de exclusividade, todos os produtos que contam com a técnica da sublimação são personalizados de acordo com o pedido do cliente. Atualmente, a RM Artesanato trabalha apenas com pedidos sob encomenda.

“O cliente pede o seu produto de acordo com a sua necessidade: cores, imagens, fotos, tamanhos. Tudo é enviado pelo cliente e é feito sob encomenda, mas não descartamos a hipótese de ter fabricação própria para vendas por atacado”, explica.

 

Para atender um público cada vez maior, a candomblecista pretende investir em novos maquinários, pois acredita que há poucas opções dentro desta especialidade. Em breve, o site também estará no ar para que o e-commerce possa atender seus clientes cada vez melhor.

“Percebo que os adeptos da nossa religião em geral, dependendo da localidade, ainda contam com poucas opções que atendam a este segmento”, finaliza.

A RM Artesanato realiza entregas para todo o Brasil e os pedidos podem ser feitos inbox pela fanpage e pelo Whatsapp através do número (21) 99755-8641.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.