Das alegorias para os barracões das casas de Santo

Artesão de escolas de samba migra para criação de itens utilizados por umbandistas e candomblecistas

Acessórios de Orixás são produzidos manualmente pelo artista. Foto: Divulgação

Nada mais natural do que em um determinado momento da vida surgir a vontade de se reinventar profissionalmente e apostar em novos caminhos. O  carnavalesco Ivan Santos da Silva Junior, de 30 anos, decidiu aplicar toda a sua experiência no ramo em que atua há 13 anos e investir em um novo negócio, Ele confecciona paramentos, entre outros itens ritualísticos utilizados em religiões de matriz africana. A iniciativa teve como resultado a loja virtual Ivan Junior Paramentas e Acessórios, e-commerce que mantém através de sua fanpage.

“O que mais me motivou foi a minha vivência com carnaval. Com o passar do tempo, me surgiu a ideia de trazer para este mercado algo diferenciado com base na minha experiência como carnavalesco”, conta.

O artista plástico é morador de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e trabalha em escolas de samba como Beija Flor, Unidos da Tijuca e Unidos de Bangu, onde é responsável pela alegoria. A loja virtual, que foi criada há dois anos, já era uma ideia que Ivan tinha em mente há algum tempo. O e-commerce oferece também produtos como lembranças em caixinhas, bolsinhas, bonecas e enfeites em geral. Cocares para caboclos, fios de conta e brajás , entre outros, são outros itens disponíveis para compra.O artesão também oferece o serviço de restauração de imagens de gesso.

Leia também:

Mais que a gira: como o médium aplica os ensinamentos no dia a dia?

Ferramentas diferenciadas com base em fundamentos

Fotografia documental sintetiza a beleza do culto às entidades

“Na restauração, dou uma nova roupagem às imagens antigas que já estão muito desgastadas. Às vezes, a pessoa tem um carinho por aquela imagem e, por mais antiga que ela esteja, não quer se desfazer e comprar outra”, explica.

Todos os produtos são confeccionados manualmente e, segundo o artista, ele preza pela qualidade e, para isso,procura utilizar materiais diferenciados. Entre eles, bordados ingleses. O artista é responsável por todas as atividades do e-commerce, desde o orçamento da matéria prima, até o envio das encomendas.

“A gente vê tanta coisa comum, então, procuro buscar coisas diferentes. Esse é o meu principal diferencial em relação à concorrência”, opina.

Ivan concilia a arte para escolas de samba e paramentos de Santo. Foto: Arquivo Pessoal

Sua  relação com a religiosidade afro-brasileira vem de família. Inicialmente, o carioca fez parte do Candomblé por cinco anos. Em seguida, tornou-se adepto da Umbanda, religião que professa há oito anos. Atualmente o carioca não faz parte de nenhuma casa específica.

“Meu contato com a espiritualidade vem desde a adolescência por influência da minha avó materna, que chegou a ser Yalorixá de um terreiro de Umbanda”, informa.

Para as próximas datas comemorativas, estão previstas novidades para o catálogo. Além disso, o site, que já está em processo de construção, tem previsão de ir ao ar no fim do ano. Ivan também pretende futuramente abrir uma loja física.

“Já estou planejando algumas novidades e elaborando coisas para festas de Exu, que é agora, no meio do ano”, adianta.

A Ivan Junior Paramentas e Acessórios realiza entregas para todo o Brasil. Os pedidos podem ser feitos acessando a fanpage, o Instagram, ou por WhatsApp (21) 98435-8676. A loja realiza descontos a partir de 10% em compras no atacado.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.