Expo Religião reúne a diversidade de crenças em harmonia

Inspiração para evento foi uma famosa feira mística no deserto do Chile

Exposição que já ocorre anualmente no Rio estará em Guarulhos também. Foto: Divulgação.

Um local onde todas as religiões se encontram e interagem de forma pacífica e respeitosa parece ser algo inalcançável. Afinal, os últimos tempos têm se mostrado cada vez mais difíceis para a religiosidade afro-brasileira em meio a manifestações de intolerância cada vez mais agressivas. Apesar disso, a Expo Religião segue firme em seu propósito de reunir diferentes crenças em uma feira inter-religiosa que acontece anualmente. 

Criado pela jornalista Luzia Lacerda, de 56 anos, o evento foi inspirado em uma feira mística que acontecia no deserto do Chile. Junto de Luzia, está a  equipe de produção composta por: Tony Tara, Beto Lequare, Leonardo, Sheila Vida, kardec e Davyson Gomes.

“Há 26 anos tive a oportunidade de visitar uma feira mística no deserto do Chile. Na volta, organizei um evento inspirado nesta feira, que ocorreu na quadra da Tradição”, conta.

Leia também:

Espetáculo teatral “Libertador – Performance ritual Padê de Exu” está em cartaz em março e abril, no Rio

Oficina em Porto Alegre apresenta cultura africana Yorùbá para crianças e adultos

Depois disso, o evento só viria a ter a sua próxima edição organizada em 2012, quando assumiu um caráter mais abrangente com o objetivo de abraçar todas as religiões e foi batizado de Expo Religião. Nascida e criada em uma família praticante de religiões de matriz africana, a idealizadora do evento não possui vínculo com nenhuma outra crença, mas sempre levantou a bandeira pelo respeito à diversidade.

“Sempre fui uma pessoa que lutou pelo respeito à diversidade. Acredito que, ao nascer, cada um recebe o livre arbítrio, que permite a pessoa escolher o jeito que pretende viver”, ressalta.

A interação entre as diferentes crenças ocorre da melhor maneira possível em um ambiente que traz para seus frequentadores novidades, produtos e serviços que não se limitam à temática religiosa. Há um espaço “Feira Mística” para oráculos e tudo o que surge em termos de consultas e atendimentos espirituais como Búzios, Cartas Ciganas, Runas, Cristais, Quiromancia, Mapa Astral etc.

“A cada edição nossa expectativa é superada, a Expo tem cumprido muito bem seu propósito”, afirma.

Outra área é a “Zen”, com diversas técnicas terapêuticas, como: Yoga, Shiatsu, Reflexologia, Massoterapia, Cristaloterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, Florais, Fitoterapia, entre outras. O setor Café e Bate-papo, por sua vez, traz discussões e workshop sobre temas atuais em torno da religiosidade, além do Espaço Gourmet, que oferta uma variedade de alimentos de acordo com os segmentos religiosos.

O evento tem feito cada vez mais sucesso contabilizando a média de dez mil frequentadores por edição. Este ano irá ocorrer também em São Paulo, na cidade de Guarulhos, nos dias 7,8 e 9 de setembro, no Centro Adamastor, no bairro Macedo.  Já no Rio de Janeiro, a feira irá acontecer nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Armazém Utopia, no Santo Cristo.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista Íris Marini.