Axé em forma de pequenas obras de arte

Artesã transforma materiais recicláveis em lembranças de giras de Candomblé e Umbanda

Artigos decorativos são produzidos artesanalmente. Foto: Divulgação.

Nas religiões de matriz africana, a cultura se faz presente de diversas formas. Uma delas é através do artesanato: diversos itens são confeccionados a partir de diferentes materiais, e claro, à base de muita criatividade. Há cerca de quatro anos, a carioca Ana Carla Gonçalves se dedica a produzir peças artesanais decorativas com foco na religiosidade afro-brasileira utilizando insumo reciclável. A atividade deu origem à loja virtual Dan Art’s em sua página no Facebook.

Tudo começou quando a carioca ficou responsável por confeccionar itens para decorar a festa de Xangô de sua Mãe de Santo Donè Sonia de Xangô, que é iniciada para este Orixá. Dali em diante, ela percebeu que a experiência poderia agregar algo positivo em sua vida.

“Foram meus primeiros passos. Ali vi que poderia ser algo a mais na minha vida, por conta dos elogios direcionados aos presentes que produzi para a festa de pai Xangô”, afirma a artesã adepta do Candomblé de nação Jeje, que tem como principal característica o culto às divindades da Mitologia Fon. Entre elas, está Dan, para o qual Ana foi iniciada há quatro anos e que considera como o senhor de sua vida.

Leia também:

Beleza e qualidade garantidas nos eventos religiosos

Caridade para além do terreiro: projetos sociais ampliam assistência a quem precisa

 

 

“Por ele ser o senhor do movimento, das mudanças constantes, me deu o dom da transformação, de pegar jornal e transformar em obras de arte”, conta.

Logo após a festa em homenagem ao Orixá de minha Yalorixá, pedidos e encomendas começaram a surgir. Desde então, a carioca começou a produzir peças referentes a outras divindades do panteão africano e postar nas redes sociais. Foi então que Ana Decidiu criar a fanpage. Todos os produtos são confeccionados manualmente pela artista. Entre os mais procurados estão os quadros artesanais feitos de jornal com a imagem de um Orixá, de acordo com o pedido do cliente. Outro grande destaque é o ofá de Oxóssi, também feito de jornal. Mas a artesã produz variados enfeites e lembrancinhas como pequenos igbás com conchas, miniatabaques etc.

Apesar da grande procura, o artesanato é apenas um complemento da renda de Ana que considera a possibilidade de no futuro se dedicar integralmente à produção das peças de arte.

Ana Carla complementa a
sua renda com a Dan Art’s.
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

“A Dan Art’s ainda é apenas um complemento da minha renda, devido a atual situação que o país atravessa. Não dá para viver só de arte, mas tenho esperança de um futuro melhor em que eu possa me dedicar integralmente ao artesanato”,  ressalta Ana Carla, que também expõe seus produtos em eventos como saraus e festivais de curimba.

Os produtos da Dan Art’s podem ser adquiridos na sua página, pelo e-mail kika.abv@hotmail.com, ou pelo WhatsApp (21) 99979-9384.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.