Beleza e qualidade garantidas nos eventos religiosos

Decoração de festas e buffet para cerimônias de santo são serviços prestados pelo Ofaloyá

Buffet capricha na decoração de um momento especial para o médium. Foto: Divulgação.

Dentro da liturgia da religiosidade afro-brasileira, são frequentes as ocasiões de grande significado e que demandam a organização de uma festividade à altura daquilo que a circunstância exige. Eventos como saídas de santo em casas de Candomblé representam um momento único na vida do iniciado, onde nada pode, e nem deve, sair errado. Nessas horas, contar com um serviço de buffet de qualidade, pode ser a solução ideal para quem não abre mão de cultuar o sagrado com tudo aquilo que a tradição pede. Entretanto, o preconceito pode dificultar a contratação de empresas convencionais deste segmento por parte das casas de axé.

O transtorno gerado pela intolerância foi o ponto decisivo para que a carioca Luana Conceição e seu marido Rodrigo Torres fundassem o Ofaloyá Buffet, uma empresa com foco em celebrações religiosas. O casal, que é adepto do Candomblé e já possuía um negócio do ramo há cerca de dois anos decidiu apostar também em eventos de cunho religioso. Junto com eles, atua uma equipe de profissionais que trabalham como freelancer e todos também são praticantes de cultos de nação, como a cozinheira Kátia, que também é iniciada. Luana afirma que não possui restrição em contratar funcionários que sejam professantes de outras crenças de raiz africana.

“Por uma questão de convívio e afinidade, hoje toda a equipe faz parte do Candomblé, mas não temos restrições a pessoas que sejam praticantes de outras religiões de matriz africana, como a Umbanda, por exemplo”, afirma a carioca.

Leia também: 

Axé em forma de pequenas obras de arte

Ofá de Oxóssi é símbolo da Oficina Cerâmica Francisco Brennand

 

Mesmo contando com um time competente, os responsáveis pelo Ofaloyá fazem questão de acompanhar tudo de perto, providenciando todos os detalhes.

“A gente mete a mão na massa mesmo e trabalha junto”, comenta.

Com muita dedicação, ela e seu companheiro desempenham diversas tarefas, que vão desde o atendimento presencial ao cliente até a compra de ingredientes culinários. Já a execução durante o evento, fica a cargo dos garçons e das cozinheiras. E um detalhe muito importante: todos vão a caráter, com trajes pertinentes à religião, como manda o figurino dentro do axé.

O serviço de Buffet, que fica sediado em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é totalmente focado para atender as necessidades que as celebrações de um terreiro requerem. Para seus sócios, a qualidade e a satisfação do cliente estão sempre em primeiro lugar. A carioca, no entanto, ressalta que, mesmo priorizando a satisfação do contratante, o Ofaloyá mantém sempre o compromisso com a religiosidade.

“Se eu chegar em uma casa (de santo) e o cliente me oferecer 5 milhões para que seja feita uma decoração de Oxalá toda preta, eu não faço. Tentamos de todas as formas chegar a um acordo, desde que não se fuja do princípio religioso”, defende.

A dupla responsável pela empresa faz questão de cumprir rigorosamente tudo aquilo que é firmado no contrato. Entre os pacotes oferecidos, existem variadas opções, desde as mais simples, que abrangem somente a decoração, até as mais elaboradas. Na versão completa do serviço, o cliente conta com jantar, mesa de convidados, arranjos de mesas naturais, ornamentação do espaço, mesa de frios e mesa de chocolate. E ainda: buffet de churrasco, ideal para festas que reverenciam Exus e Pombagiras.

Casal é responsável pela empresa. Foto: Divulgação.

Determinados a sempre oferecer um atendimento impecável às casas que atendem, o casal assume a responsabilidade de providenciar todos os detalhes. Antes do evento, questões como o tamanho do espaço e da cozinha, a capacidade dos fogões, entre outras, sempre são verificadas. E no momento da execução, a dupla supervisiona tudo de perto até o fim. Todos os pacotes oferecem cobertura de até 5 horas.  A responsável pelo Ofaloyá relembra o quanto é gratificante ajudar a tornar ainda mais especiais momentos que por si só são muito significativos.

“Quando a pessoa vai dar obrigação, a expectativa é muito grande e assumimos essa responsabilidade. Quando essa expectativa é superada, sentimos que estamos no caminho certo”, considera.

De todos os eventos que o Ofaloyá já atendeu, Luana se recorda com carinho da comemoração dos 40 anos de iniciação de Pai Leonel de Omulú, dirigente do Ilê Axé Kawãn, em São João de Meriti, no estado do Rio.

“Depois de toda a correria para providenciar todos os detalhes, para que tudo saísse perfeito, no final, o abraço de Pai Omulú fez todo o cansaço valer a pena. Isso para mim não tem preço”, lembra-se.

Filha carnal da Yalorixá Antônia Conceição da Silva, mais conhecida como Mãe Obá Ganjú, a carioca entende o quanto é imprescindível que em uma festividade de um ilê tudo seja feito com maestria.

O Ofaloyá costuma ser procurado, na maioria das vezes, por casas de Candomblé, principalmente as que cultuam entidades de raiz umbandista como Exus, Pombagiras e Caboclos. Há inclusive lançamentos de promoções previstos para os meses de abril e maio, com desconto de 35% em pacotes de decoração e o de buffet completo.

Conheça melhor o trabalho do Ofaloyá através da página no Facebook ou entre em contato pelo telefone: (21) 99024-1596/ (21) 97402-5004.

*Estagiário de Redação supervisionado pela jornalista responsável Íris Marini.